Bebês internados na UTI Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, precisaram ser transferidos nesta terça-feira (26) após uma infestação de piolhos de pombo atingir o local.
De acordo com a instituição, a área foi dedetizada ainda pela manhã e a previsão é de que os recém-nascidos retornem à unidade na próxima quinta-feira (28), no período da tarde. O hospital enfatizou que nenhum paciente foi afetado diretamente pela infestação e que a ala onde estavam os bebês não chegou a ser contaminada.
Entre as medidas adotadas pelo HC-UFMG estão a intensificação da limpeza, a desinfecção completa da área atingida, o reforço de barreiras físicas para impedir o acesso de aves, além da orientação a funcionários e familiares. Antes do retorno dos bebês, todos os ambientes da UTI passarão novamente por processo de dedetização como medida preventiva.
A administração do hospital informou ainda que tem observado um aumento da presença de pombos nas proximidades da unidade, atraídos pelo acúmulo de lixo e restos de alimentos nas ruas vizinhas. Para conter o problema, a instituição avalia a contratação de um serviço de falcoaria, prática que utiliza aves de rapina para espantar os pombos.