Muitos não sabem, mas enquanto os humanos passam cerca de 25% das suas horas de sono no ciclo REM (movimento rápido dos olhos, em português), os cães passam cerca de 10% graças aos seus padrões de sono irregulares.
Catrin George, uma especialista em bem-estar animal, citada no BestLife, explica que acordá-los quando estão dormindo profundamente (ou sonhando) pode fazer com que fiquem desorientados e pulem, arranhem ou mesmo mordam alguém. É muito difícil identificar o momento em que o cão entra neste ciclo de sono tão importante, ou seja, evite acordá-lo sempre que ele estiver dormindo.
Mondrian Contreras, uma veterinária, concorda e acrescenta que “existem condições médicas, como a perda de audição, artrite e lesões nas costas, capazes de fazer com que os cães sejam mais reativos quando acordados abruptamente”.
Claro, normalmente, “esta reação intensa pode fazer com que se machuquem, ou o aumento súbito do desconforto físico pode levá-los a estalar ou a rosnar instintivamente”.
Caso seja mesmo necessário acordar o seu cão, os especialistas recomendam que diga o nome do cão com suavidade para não os assustar e/ou coloque uma guloseima debaixo do seu nariz para fazer com que o acordar seja uma experiência mais positiva.
Fonte: Notícias ao minuto