
A atuação de Santa Catarina no fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CTI) voltou a ganhar destaque nacional. Nesta terça-feira, 2, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) participou do Seminário Internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado em Goiânia (GO), onde apresentou iniciativas que vêm posicionando o estado como referência no país.
Durante o evento, a Fapesc detalhou seus programas de incentivo à internacionalização de empresas, à mobilidade acadêmica e sua recente parceria com a União Europeia para o lançamento de editais vinculados ao Horizonte Europa, o maior programa global de investimentos em pesquisa e inovação. Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a lançar editais conectados ao programa europeu, voltados tanto para empreendedores quanto para pesquisadores.
A fundação foi representada pela assessora de Planejamento e Programas Estratégicos, Monique Ghanem, que integrou o Painel 1 – Oportunidades e participações no Horizon Europe: exemplos de boas práticas. O debate foi moderado por Dhallys Mota, oficial de Políticas em CTI da União Europeia.
Mota esteve recentemente em Santa Catarina, entre 25 e 27 de novembro, durante a 3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia, promovida pela Fapesc. A programação passou por Joaçaba, Florianópolis e Joinville, onde foram apresentadas oportunidades do Horizonte Europa, que prevê investimentos de 95 bilhões de euros em projetos voltados ao enfrentamento dos principais desafios globais.
Monique destacou a importância da participação catarinense no seminário e o papel da Fapesc na construção de conexões internacionais.
“Foi uma honra representar a Fapesc e poder apresentar a lideranças do ecossistema de CTI de todo o país as boas práticas que Santa Catarina tem adotado na área de internacionalização. O Seminário foi um momento importante para o compartilhamento de experiências e refletir em conjunto sobre os caminhos para fortalecer a internacionalização da pesquisa e inovação. A intenção é seguir construindo pontes, ampliando oportunidades e conectando o ecossistema catarinense ao mundo”, afirmou.
O painel também contou com a presença do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel Santos; do sócio fundador da Mito Games Ltda, Rafael Lontra; e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales.
O Seminário Internacional Confap antecede a 70ª edição do Fórum Nacional Consecti & Confap, que ocorre de 3 a 5 de dezembro, também em Goiás. O encontro é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás e tem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) como anfitriã.





