Meio-Oeste recebe novas entregas em inovação e planejamento hídrico

Joaçaba foi palco, na noite desta sexta-feira (28), de importantes anúncios para o desenvolvimento regional. O governador Jorginho Mello inaugurou o primeiro escritório físico do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Meio-Oeste catarinense e assinou a ordem de serviço para a contratação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe, iniciativa que beneficiará 26 municípios da região.

BRDE mais próximo da comunidade

O novo escritório do BRDE está instalado no térreo do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe, em Joaçaba. A unidade amplia o acesso às linhas de crédito e fortalece o apoio a projetos de impacto econômico e social. Segundo o diretor financeiro do banco, João Paulo Kleinubing, a presença física do BRDE no coração do Meio-Oeste “significa ampliar oportunidades e fortalecer ainda mais um território tão pulsante quanto o nosso”.

O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, destacou que a instalação da unidade representa agilidade nos processos e maior proximidade com empresas e poder público: “Hoje a referência mais próxima era Chapecó, sempre sobrecarregada de demandas. Agora, Joaçaba e toda a região ganham em desenvolvimento”.

Parcerias estratégicas

Durante o evento, também foi oficializado um Acordo de Cooperação Técnica entre o BRDE e a ACIOC, voltado à promoção do crédito e ao estímulo ao ecossistema econômico regional. Outro destaque foi a reinauguração do ACIOC Hub, espaço revitalizado e com nova identidade visual, projetado para oferecer um ambiente moderno e integrado a profissionais, instituições e empreendedores.

Plano hídrico para o Rio do Peixe

Com investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, o Governo do Estado autorizou a contratação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe. O projeto prevê diagnóstico, metas e ações para garantir segurança hídrica, sustentabilidade e planejamento integrado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, ressaltou que esta é a última das 16 bacias hidrográficas de Santa Catarina a receber um plano estruturado. “É uma oportunidade para planejarmos o futuro da região, compatibilizando todos os usos da água — da agricultura à indústria”, afirmou.

Compromisso com o desenvolvimento

O governador Jorginho Mello reforçou que as entregas fazem parte de um movimento maior para fortalecer o Meio-Oeste. “Estamos trazendo desenvolvimento, oportunidade e cuidado com o futuro da nossa região. O Meio-Oeste pode contar com o Governo de Santa Catarina”, declarou.